Buco maxilo dr Lazaro ATM
Dor e disfunção da ATM (DTM)
Articulação Temporomandibular (ATM)
Dr. Lázaro Caixeta especialista Buco maxilo facial
O que é ATM ?

A Articulação Temporomandibular ou mais simplesmente ATM conecta o maxilar inferior (mandíbula) ao crânio. Você possui duas articulações, uma de cada lado da mandíbula, próximas aos ouvidos. É uma estrutura bastante complexa, que inclui uma parte da mandíbula conhecida como côndilo mandibular e uma cavidade óssea no osso temporal do crânio. Esses dois ossos articulados permitem os diferentes movimentos da mandíbula para baixo e para cima, de um lado para o outro e de trás para frente, graças a ação dos músculos associados. A ATM que funciona como uma elaborada dobradiça possui ainda cápsula, ligamentos, liquido articular, disco, nervos e vasos sanguíneos.

Dentre todos estes componentes, se destaca o disco articular que fica dentro da ATM, posicionado entre a mandíbula e o crânio, absorvendo toda a força aplicada durante a função dos maxilares como falar, abrir e fechar a boca, morder e mastigar os alimentos.

Por estarem conectadas uma a outra através da mandíbula, possuir uma série de estruturas delicadas e permitir movimentos sincronizados em todas as direções, as Articulações Temporomandibulares são consideradas as mais complexas do corpo humano.

O que é DTM?

Mais uma sigla! Sim, o termo DTM significa disfunção temporo-mandibular, um termo que é aplicado a uma série de problemas associados as articulações da mandíbula, ossos, músculos e ligamentos do sistema mastigatório.

Quais os sintomas da DTM?

Alguns dos sintomas mais comuns são:

 

  • Dores ao abrir e fechar a boca

  • Barulhos (estalos) ao abrir e fechar a boca

  • Limitação de abertura da boca

  • Desvios ao abrir a boca (ao abrir a boca você pode sentir um deslocamento)

  • Bruxismo (apertamento dentário)

  • Dores de cabeça

  • Dor na face

Como é tratada a DTM?

Como existem múltiplas causas e tambem diferentes graus de comprometimento das articulações, os tratamento podem variar de caso para caso mas em sua maioria podem incluir medicações, fisioterapia, uso de placas de relaxamento muscular, infiltrações e cirurgia.

A avaliação será feita através do exame das articulações e exames de imagem, principalmente a ressonância nuclear magnética.

Agende uma consulta, estamos preparados para oferecer o melhor tratamento para disfunções da articulação tempo-mandibular.

Agende sua consulta

(11)2293-0333

(11)91153-0333