Buco maxilo dr Lazaro Caixeta cirurgia dos Dentes do siso
Dentes do Siso
Dentes impactados
Dr. Lázaro Caixeta especialista Buco maxilo facial

Sobre os dentes do siso:

 

Os dentes do siso são os terceiros molares, últimos dentes a "aparecer", o que ocorre entre os 17 e 25 anos de idade. Por esse motivo são conhecidos tambem como dentes do juízo. Eles podem causar uma série de problemas à dentição, como infecções, dor e mau hálito. A remoção pode ser necessária para prevenção ou para o tratamento de complicações.

Observe os etapas de formação dos sisos superiores e inferiores de acordo com a idade, por volta dos 17 anos começam a "nascer".

Quando um dente não "nasce", ou seja, não aparece na boca no tempo esperado ele é chamado de dente impactado. O principal motivo para que estes dentes não ultrapassem a barreira óssea e de gengiva é a falta de espaço na arcada dentária. Nove pessoas em dez possuem pelo menos um dente impactado.

 

O que é um dente impactado?

Imagem radiografica de dentes impactados.

Quais as complicações associadas a um dente impactado?

Dentre as complicações causadas por um dente impactado, as mais comuns são infecções acompanhadas de muita dor (pericoronarite) e mau hálito. Destruição dos dentes vizinhos tambem são frequentes, assim como problemas gengivais.

Inflamação da gengiva que recobre um dente do siso inferior (este quadro é conhecido como Pericoronarite, e é extremamente doloroso).

Existem problemas mais sérios associados aos dentes impactados?

Sim, infelizmente mesmo infecções brandas podem se complicar e provocar quadros graves que progridem para outras regiões da boca e pescoço. Alguns estudos tem demonstrado que problemas gengivais crônicos podem causar doenças a orgãos distantes como o coração. Existe, ainda que raramente, a formação de cistos e tumores a partir de dentes impactados.

Não sinto nada, devo me preocupar com meus dentes do siso?

Mesmo não tendo nenhum sintoma, seus dentes do siso podem danificar dentes vizinhos ou mesmo estarem associados a um cisto de maneira silenciosa. É recomendável uma avaliação da condição de seus dentes e a  necessidade de remoção de seus sisos. 

Como é feita a remoção dos sisos?

Os dentes do siso são geralmente removidos em sessões rápidas com anestesia local com o mínimo desconforto. Você será orientado a fazer uso de medicações específicas para prevenção de infecção, dor e ansiedade, além de alguns cuidados após as extrações. Se necessário as extrações podem ser feitas sob anestesia geral, onde você "dormirá" durante todo o procedimento.

Dúvidas quanto a seus dentes do siso?

Ficaremos felizes em responder todas as suas dúvidas, e estamos preparados para prestar o melhor tratamento a você e sua família. Agende uma consulta e descubra o que podemos fazer por sua saúde.

Agende sua consulta

(11)2293-0333

(11)91153-0333